The year of the cat

- 13 novembro 2014 -
Acredito que após todo esse revival musical que eu estou tendo (aqui e aqui) meus interesses que antes se limitavam em apenas ouvir a música por repetidas vezes, apreciar a melodia e o artista tem dado lugar a um novo sentimento, uma vontade (e curiosidade, porque não?) cada vez mais insaciável de tentar entender um pouco mais sobre as histórias por trás de cada música, seus possíveis significados e inspirações, e se na semana passada eu senti o coração apertado e um nó na garganta com a música All of my love, essa semana foi vez de me render a The year of the cat.

A história por trás dessa música teve início lá na década de 60 em Bournemouth, Inglaterra. Hancock era comediante e apesar de muito famoso estava bastante depressivo e profundamente emergido em seus problemas com o álcool o que claro refletia nos seus shows que acabavam por ser um completo desastre, Stewart conta em uma entrevista que certa vez Hancock parou no palco e disse ao público:

“Não quero estar aqui, estou totalmente decepcionado com a minha vida. Sou um completo perdedor, isto é estúpido. Eu não sei por que eu apenas não acabo com isso tudo aqui mesmo”.

As pessoas que assistiam a seu show naquele dia riram de seus desabafos como se tudo aquilo fosse apenas parte do espetáculo ou de um novo personagem criado naquele mesmo momento.
Stewart então escreveu a letra da música “Foot of the stage”, após presenciar esse “grito de socorro” em forma de desabafo vindo de Hancock, a letra da música continha uma frase muito significativa em honra ao comediante inglês: “Your tears fall down like rain at the foot of the stage” ou algo como “As tuas lágrimas caem como chuva ao pé do palco”.

Tempos depois Hancock se matou com uma overdose de drogas e Stewart decidiu por não publicar sua música em respeito ao comediante.

Após a tragédia, a música foot of stage deu lugar a uma nova inspiração que dessa vez veio do filme Casablanca, de 1942, a música passou a se chamar The year of the cat, uma referência ao ano do gato na astrologia Vietnamita, contudo manteve o mesmo ritmo e melodia e o fato de que Stewart dedicou essa música a Hancock.

Inspirado no ano do gato (1975), ou ano do coelho como também é conhecido, a letra da música relata a história de um turista que conhece e se apaixona loucamente por uma mulher que o leva para uma aventura romântica. No dia seguinte ao despertar o turista percebe que seu ônibus de turnê o deixou e que ele perdeu seus bilhetes. 

A música fez tanto sucesso que passou a ser o primeiro single de Al Stewart a entrar nas TOP 10 das listas nos EUA, alcançando o 8° lugar.

2 comentários em "The year of the cat"

  1. Tô adorando essas histórias de "bastidores" das músicas! Você deveria fazer isso mais vezes rsrsrs... E cara, que história triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa \o/ fico feliz que vc esteja gostando dessas histórias por trás das músicas. Vou fazer mais vezes sim, pode deixar hehehe.

      É bem triste mesmo a história :´(

      Excluir